terça-feira, 9 de abril de 2013

Pay attention !


Today i whent to a lecture about photography and cientific illustration, i dont know how much prozact this dudes use to take but sometimes they make some draws with 100 hours of work.
I cant understand the pleasure about  it but maybe one day i will try to make a 10 our 15 hour draw just to see how it goes!

2 comentários:

  1. "i dont know how much prozact this dudes use to take but sometimes they make a drawing with 100 hours of work." :)há ainda quem goste de fazer corações de viana com talheres de plástico e sapatos com tachos e panelas :)
    agora fora de brincadeiras, a ilustração cientifica é um tipo de ilustração bastante particular e que se afasta da ideia geral que temos sobre ilustração. na realidade de ilustração só tem o seu sentido aplicativo, pois não admite quaisquer tipo de expressão pessoal do seu criado (pelo menos a expressividade que seja prejudicial à objectividade naturalista das imagens criadas) ou seja, não é um trabalho com um fim estético. poderíamos quase dizer que não existem estilos ou linguagens (pessoais) na ilustração cientifica. ela é uma linguagem e um estilo próprio. à primeira vista não parece ser muito diferente de um qualquer trabalho na onda do hiper-realismo. no entanto há de facto alguns pormenores metodológicos e técnicos que não a fazem ser a 100% esse género. enquanto que o hiper-realismo se preocupa em representar "o que se vê", a ilustração cientifica preocupa-se a representar "o que se sabe" (bolas... deveria ter feito esta pergunta à ilustradora/bióloga para a encravar...)
    sendo então um trabalho técnico, é natural que a exigência de tempo seja uma necessidade, pois como são representações extremamente detalhadas, a bem dizer trabalha-se ao nível do "meio milímetro" quadrado só desenhando e pintando de forma extremamente controlada se consegue uma ilustração cientifica que respeite a sua definição. lembrando-me daquela história sobre desenho acabado e desenho experimentado, a ilustração cientifica é um exemplo concreto de como é um desenho acabado... (nem pode ser mais nem menos do que aquilo... não se pode levantar questões... não se tens dúvidas sobre o que é... não se criam conceitos a partir daquilo)
    o que é que se aproveita disto para a arte??? sinceramente não sei... talvez o acto auto infligidor de reminiscência das nossas limitações e da nossa ignorância????

    ResponderEliminar
  2. Eu até "gosto" de ilustração cientifica, serve para ilustrar aquilo que querem igualar ma as vezes com detalhes mais salientes, acho que tem que ter alguma arte nisto... como o hiper realismo o tem. Não pode é ser considerado ARTE pois tem como principal tarefa ser objectivista (tenho uns professores meus que se vissem este comentário me chumbariam de certeza absoluta !) Adiante... Tenho um colega meu que estuda em Guimarães no mestrado de ilustração, falei com ele algumas vezes sobre as cadeiras que ele tem e uma delas é ilustração cientifica, eu que tenho (infelizmente) os meus fazeres muito vincados na arte acho que me faria bem por vezes mudar completamente a forma de desenhar, é o que ando a tentar perceber estes últimos dias.
    E sim, acho que para ARTE aproveita-se pouco sendo esses ilustradores conscientes disso, usam-na como uma ferramenta para essas nossas "limitações".

    ResponderEliminar