quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bô !

Gonna make a serie of ( maybe 10 or 15 ) ilustration with weird words of Bragança, like Bô or caçoulo or matchada.
And when you want to draw, do it and don't think, thinking make your draw better at the end but worst in the process of doing it, so don't think!

6 comentários:

  1. u were listening at the class this morning...! actually, u can't draw without thinking. i can prove you :P don't mistake thinking on process and reflect at the end result :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é carai, é córoi :D !
      Não vou dizer que nao ouvi algumas coisas mas no era propriamente em relaçao ao pouco que ouvi, é mais a tentativa de representar algo e esquecer a representaçao do que ela mesmo representa, e não consigo perceber quem o quer fazer, mas o facto de eu nao o perceber nao quero dizer que essas pessoas tao erradas!

      Eliminar
    2. pois... talvez seja mesmo "côroi" :D
      muitos dos que fazem representações naturalistas procuram demonstrar apenas virtuosismo técnico...
      se isso não for assumido como procura artística (hiperrealismo, academismo,...) resulta de forma avulsa... geralmente quem não tem uma cultura abrangente da evolução da arte tem dificuldades em perceber isso.
      o que tu queres é que a representação da coisa que representas não seja ela, o motivo para representares essa coisa.... ora isso chama-se interpretação e expressão, que é a base das artes plásticas desde a última década do séc XIX até aos dias de hoje...

      Eliminar
    3. Essa parte da cutura artistica tem dificuldades a ser despertada em mim! Mas acho que é esta faceta "zé povinha" minha, de conhecer pouco da cultura artistica ir olhar para isto de forma emocional que me faz gostar tanto disto. Tenho que arranjar uns livros porreiros com linguagem ainda mais porreira para ver se aprendo alguma coisa! Córoi qualquer dia estou um hiperrealista de naturezas mortas ! ( haha )

      Eliminar
    4. roma e pavia não se fizeram num dia!!! cada coisa a seu tempo... estás numa fase perfeitamente normal.

      o desenvolvimento artístico divide-se em 3 tempos (isto é teoria minha...):
      1ª é o tempo do prazer do resultado. (queremos é fazer... não interessa como ou com que meios... o boneco é que tem que agradar...)
      2º é o tempo do pensamento do processo. (queremos é pensar da forma como fazemos... já nem todos os meios justificam os fins... já não interessa o resultado enquanto objectivo, mas sim o processo que o levou a ele...)
      3º é o tempo do domínio na consequência do processo e do resultado. (o domínio cognoscente do acto total... pensar, fazer e recepcionar (loop infinito)... a construção autónoma do conhecimento e do entendimento

      ps: cada uma das etapas não abdica da anterior :)

      Eliminar
  2. btw... nice illustration :) i'm curious and wondering about your creativity about "carai" :)

    ResponderEliminar